Coordenadores Municipais de Defesa Civil conhecem o Projeto Cuidando de Quem Cuida

Dezenas de Coordenadores Municipais de Defesa Civil que integram a regional de Xanxerê participaram na manhã desta terça-feira (25) de mais um evento que faz parte da ação de replicar o Projeto Cuidando de Quem Cuida que nasceu em Vargeão e que agora, com apoio da AMAI, está sendo apresentado para todos os municípios que integram a associação.

Coordenados pela Psicóloga Escolar Pricila Tobias e a Secretária de Educação de Vargeão Carmen Raymundi, o evento abordou o tema “Promoção e Prevenção da Saúde Mental dos profissionais da Defesa Civil”, realizando um momento de escuta e acolhimento dos profissionais que puderam neste intervalo de tempo, expor seus legados, suas ações de prevenção, de riscos, de medos, lutos e principalmente, de resiliência.

Parte dos profissionais que participaram do encontro, falaram do “pós-evento”, onde ao voltar para sua zona de conforto e ao colocar sua “cabeça no travesseiro”, acabam vivenciando e absorvendo parte do sofrimento das pessoas durantes as ações de busca ou resgate. E aí, como fica a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente para atender justamente, quando o cidadão está em uma situação de crise?

Com uma fala doce, encorajadora, de olhar atento, mas principalmente, de escuta coletiva, a Psicóloga Pricila conseguiu cativar a atenção dos profissionais e deixar o dia um pouco mais leve, esperançoso e lembrando de nunca esquecer o lado humano que carregamos indiferente da situação em que estamos.

O Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Luciano Peri, também participou do evento e satisfeito com o resultado do trabalho, se disse um grande incentivador e multiplicador do Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, “todos os profissionais de segurança pública, precisam estar na linha de frente e atender com exatidão, responsabilidade e segurança, centenas de tipos de eventos que acontecem, mas também precisam estar bem com sua saúde mental, pois, por trás de uma farda, existe um filho, uma filha, um pai ou uma mãe, esposo, esposa, existe uma família que lhe espera para o abraço e o beijo no final do turno ou do dia e estas pessoas precisam estar preparadas, ou pelo menos, se sentindo bem para a vida que lhe espera lá fora”, complementou Peri.

Além desse momento de escuta e acolhimento que os profissionais participaram, foi proporcionado ainda sessões de auriculoterapia, aromatouch e uma massagem com os óleos essenciais doTerra. O trabalho faz parte do Projeto Cuidando de Quem Cuida voluntariado.