Projeto “Famílias que Cuidam” da Secretaria de Educação é destaque Nacional.

Três dias de aproximação, conhecimento e celebração da qualidade da educação brasileira!

Assim foi o 10º Seminário Internacional de Gestores Municipais, que a Editora Opet realizou nesta semana em Curitiba.

O evento, que começou na quarta-feira (23) e terminou na sexta-feira (25), reuniu cerca de 250 gestores e professores de municípios de todo o país que utilizam os materiais didáticos e ferramentas

educacionais digitais Sefe.

Foram palestras sobre educação com especialistas de renome nacional e internacional, momentos culturais e a esperadíssima final do 12º Prêmio Ação Destaque. Na quinta-feira (24), ao longo de todo o dia, os 25 finalistas das oito categorias do 12º Prêmio Ação Destaque apresentaram os seus projetos, que foram avaliados por uma comissão julgadora. Esses projetos foram selecionados entre cerca de 300 inscritos ao Prêmio e mostraram toda a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido dentro da parceria. Todos os projetos, vale observar, têm como base as coleções e ferramentas educacionais Sefe.

Na manhã desta sexta-feira (25), um dos momentos mais esperados: a divulgação dos vencedores do Prêmio Destaque! Sendo que, Vargeão através do projeto “Famílias que Cuidam”, apresentado pela Secretária de Educação Carmen Raymundi, conquistou o 1º lugar na Categoria 6- Ação com Familiares.

O Projeto “Famílias que Cuidam” nasceu da preocupação da equipe de gestão da Secretaria Municipal de Vargeão /SC, em promover ambientes facilitadores do desenvolvimento socioemocional nas famílias, reforçando sempre a tríade aluno-família e escola, principalmente em um tempo pandêmico desafiador, o qual requer que intensifiquemos o olhar atento enquanto educadores.

De acordo com a Secretária Carmen, em reunião com a equipe, sentimos que propiciar esses ambientes na escola era importantíssimo, mas não suficiente, pois também é dever da família assegurar um ambiente saudável, o qual a criança e o adolescente sintam-se seguros para expressar as suas emoções sem medo e encontrar na família um contingente de escuta, sensibilidade e acolhimento.

Diante disso, através de encontros semestrais, realizamos o acolhimento de todas as famílias da rede municipal de ensino de Vargeão, por meio de escutas individuais( quando necessário) e coletivas, no sentido de compreender as demandas e ansiedades das mesmas em relação à educação dos seus filhos, compreendendo a família como o primeiro ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional da criança, a qual contribui significativamente no desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais.

Entendendo que cada cuidado conta, por meio de visitas domiciliares a Psicóloga Escolar e Assistente Social, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, conhecem a rotina das famílias, identificando fatores de risco, violação de direitos, auxiliando no manejo e orientações enquanto comportamentos das crianças e adolescentes e encaminhando para acompanhamento especializado quando necessário.

No mês de Março realizamos o Encontro de Familiares Online, destinado as famílias, através da SEFE – Sistema Família e Escola, com o tema “Resgatando os VALORES HUMANOS”. No mês de Abril, o Encontro com Familiares teve como tema “Formando Filhos Emocionalmente Saudáveis”. Em maio de 2022, aconteceu o nosso primeiro encontro presencial com as famílias, onde em uma noite muito fria de inverno, reunimos mais de 400 familiares, com o tema: “Comunicação afetiva: resgatando o diálogo em família”, ministrado pela Prof. Rubia Costa.

Esse prêmio vem fortalecer cada vez mais, o nosso compromisso com uma educação que cuida, acolhe e transforma. Dedico esse prêmio a todas as famílias que contribuem significativamente para que possamos formar cidadãos mais justos, éticos e solidários, destaca Carmen.