CBMSC apresenta Projeto Golfinho em Vargeão: Educação Aquática para nossas Crianças

Na tarde de segunda-feira (19), o prefeito municipal de Vargeão, Sr. Volmir Felipe, acompanhado pela Secretária de Assistência Social, Patrícia Wilsen, teve o prazer de receber em seu gabinete a visita da Tenente-Coronel Gauana Elis Pozzan Ecco, Comandante do 14º Batalhão do CBMSC – Xanxerê, e do Subcomandante, Major Ismael Mateus Piva. 

Durante a visita, a comandante apresentou o Projeto Golfinho, um programa de atividades educativas em segurança em ambientes aquáticos, originalmente desenvolvido no litoral, mas adaptado para ser ofertado no interior do estado. 

Lançado em 1998, o programa é gratuito e oferece um curso de 8 horas, que inclui jogos e brincadeiras para ensinar sobre os cuidados em diferentes ambientes aquáticos, como praias, piscinas, lagos e rios, abordando questões como os locais seguros para nadar e o significado das bandeiras nas praias. 

O CBMSC promove a conscientização coletiva ao orientar as crianças, chamadas de golfinhos, que compartilham o conhecimento adquirido com familiares e amigos, impactando positivamente o comportamento da comunidade em relação à água.

Neste primeiro momento, o projeto será desenvolvido com as crianças da Secretaria Municipal de Assistência Social, na faixa etária de 7 a 11 anos. A Secretária de Assistência Social entrará em contato com os familiares responsáveis para obter autorização para organizar a primeira turma de 30 crianças.

E a intenção é ampliar o projeto e abrir mais turmas no próximo verão, garantindo que ainda mais pequenos ‘golfinhos’ aprendam a se proteger na água.