Alunos dos municípios de Arvoredo e Bom Jesus exploram cultura Cabocla e italiana em visita ao museu de Vargeão

Entre os dias 14 e 22 de novembro, os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino dos municípios de Arvoredo e Bom Jesus tiveram uma experiência enriquecedora ao visitar o Centro de Memórias e Cultura Vargeonense, localizado em Vargeão. A visita teve como objetivo principal conhecer a cultura Cabocla, tema que está sendo estudado nas escolas.

Durante a visita, os alunos puderam explorar um espaço que abriga uma réplica da casa de chão batido, proporcionando uma imersão na história e no estilo de vida da cultura Cabocla. Além disso, um documentário foi exibido, abordando de forma detalhada os aspectos culturais desse grupo étnico.

O museu também apresenta uma exposição dedicada à cultura italiana, que teve uma influência significativa na colonização de Vargeão. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os costumes, tradições e contribuições dos imigrantes italianos para a região.

As visitas foram conduzidas pela diretora de Cultura Maria de Lourdes Gugel, que compartilhou seu conhecimento e entusiasmo com os estudantes. Essa experiência proporcionou aos alunos um contato direto com o patrimônio cultural local, ampliando seus horizontes e enriquecendo seu aprendizado.

A iniciativa de promover essas visitas culturais demonstra o compromisso da rede municipal de ensino em proporcionar vivências enriquecedoras aos estudantes, ampliando seus conhecimentos além das salas de aula. A visita ao museu de Vargeão certamente deixará uma marca duradoura na memória dos alunos, despertando o interesse e valorização pela cultura Cabocla e italiana.