Agricultores de Vargeão participam de treinamento para emissão de NF eletrônica

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão em parceria com o SENAR, promoveu nesta quarta-feira (02) mais um curso para orientar os produtores rurais na hora da emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica, que a partir de julho, passara a ser obrigatória conforme o Ajuste SINIEF nº 10, de 07 de abril de 2022, em substituição a Nota Fiscal, modelo 4.

Apesar de ainda não ter entrado em vigor, a emissão da NFP-e já pode ser emitida e para fazer uso da nota eletrônica, o produtor que tiver computador com acesso à INTERNET deve entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado, em www.sef.sc.gov.br, e cadastrar-se no SAT (sistema de administração tributária), onde receberá uma senha e assim, ficará habilitado a emitir a nota fiscal eletrônica, não só para os produtos de sua propriedade (grãos, leite, frutas, bovinos, aves, suínos, fertilizantes etc), mas, também, para serviços prestados como turismo rural, hora-trator alugado para vizinhos ou eventual venda de máquinas e equipamentos usados. Atualmente, a NF em papel é emitida somente para produtos primários.

O Governo Municipal de Vargeão está tratando sobre a agenda do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para 2023 com a possibilidade de novos treinamentos para os produtores interessados.