Acompanhe o resumo das atividades da Secretaria de Educação nesta semana…

A equipe realizou o acompanhamento do transporte escolar, orientando alunos quanto ao uso, manter-se sentados, não desrespeitar colegas e motoristas e zelar pelo patrimônio público com cuidados extremamente necessários com os ônibus do transporte escolar.

No dia 21 a Secretaria promoveu uma palestra com o Promotor de Justiça da Comarca de Ponte Serrada Dr.Albert Medeiros Karl, com o tema “famílias que cuidam “. A palestra foi aberta aos gestores, professores, serventes, merendeiras, equipe técnica da Secretaria de Educação, pais e alunos e autoridades municipais.
Muitos assuntos foram abordados na intenção de orientar e alertar a comunidade escolar e os pais e familiares quanto a Responsabilidade e o Papel Escola x Família.

Um dos temas abordado do Dr. Albert, foi a Saúde física e Psicológica das crianças com o uso prolongado de tela e a falta de supervisão dos pais ou responsáveis, citando exemplos trágicos ocorridos em comarcas por onde já atuou, justamente pelo uso excessivo das telas.

Outro assunto amplamente abordado pelo Promotor, foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como os limites que devem ser colocados à crianças e jovens, a obrigações dos pais e responsáveis principalmente, pelo correto acompanhamento da vida escolar e particular dos filhos.

Outro assunto que ganhou destaque na palestra, foram os casos de Bullying e cyberbullying que nossas crianças e jovens sofrem, principalmente em sala de aula. O Dr. Albert Medeiros Karl reforçou algumas formas de diagnosticá-los, preveni-los e reprimi-los quando algo for notado no ceio familiar e mesmo dentro dos espaços escolares.

Já no dia 22, a equipe da Secretaria de Educação foi até a cidade de Concórdia para participar de um encontro onde esteve participando a psicóloga escolar, assistente social escolar, psicopedagoga, Secretária de educação. O evento foi uma troca de experiências entre os profissionais que muito tem contribuído com a educação pública municipal.

O objetivo é ampliar a rede de proteção e assegurar que todos os estudantes de Vargeão, possam desfrutar das aprendizagens tendo um olhar atento, conexão e cuidado com a saúde emocional tanto escolar como familiar.

No dia 23 durante todo o dia, a Secretaria promoveu um circuito de reuniões no Núcleo Educacional Cuidando de quem cuida.

Profissionais ligados aos atendimentos como Professor do AEE – atendimento Educacional especializado, professor de reforço, coordenadora pedagógica, assistente social escolar, psicóloga escolar, diretoras de escola, Conselho Tutelar, pais, professores regentes de turmas que tem alunos no atendimento, foram convocados para participarem deste momento de troca de informações, aprendizado e busca por melhores resustados.

O encontro serviu ainda para alinhar os trabalhos realizados, refletir sobre cada atendimento individualmente e debatido propostas de melhoria e ampliação do programa que já é um sucesso na nossa rede municipal de ensino., com isso, dividindo responsabilidades e traçando objetivos para que todos os estudantes tenham um pleno desenvolvimento.

De acordo com a equipe gestora da Secretaria de Educação, muito se avançou desde 2021 quando o núcleo foi criado com todo o suporte que a UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, através do curso de Psicologia, deu para a Secretaria de Educação de Vargeão. Hoje o município conta com uma grande equipe preparada para fazer as intervenções necessárias em cada caso, todos habilitados e comprometidos com a causa de inclusão e garantia das aprendizagens, respeitando cada um nas suas mais diversas particularidades.

Os pais estão sendo envolvidos e responsabilizados nesta parceria, pois é necessário a participação deles em todo este processo, para que todos tenham o direito garantido de desfrutar dos atendimentos oferecidos pelo Poder público através da Secretaria de Educação.