Vargeão Realiza Dia D da Dengue: Vigilância Sanitária e Epidemiológica Intensificam Ações Contra a Dengue

Durante essa semana, Vargeão uniu esforços para realizar o Dia D de combate à dengue. Sob a liderança da vigilância sanitária e epidemiológica local, uma série de atividades foram realizadas para conscientizar a população e intensificar as medidas de prevenção.

As equipes da vigilância sanitária e epidemiológica saíram às ruas para realizar visitas domiciliares juntamente com as agentes de saúde, identificando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante essas visitas, foram oferecidas orientações sobre como eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Além das visitas domiciliares, foram promovidas palestras educativas, com o objetivo de disseminar informações sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as medidas preventivas que cada cidadão pode adotar.

Para envolver ainda mais a comunidade, foi realizada uma caminhada consciente pelas ruas de Vargeão. O prefeito destacou a importância da união de esforços entre poder público e comunidade para combater a proliferação do Aedes aegypti. “É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas casas e adotando medidas preventivas. Somente com essa cooperação conseguiremos reduzir os casos de dengue em nosso município”, ressaltou.

Além das ações mencionadas, uma equipe da prefeitura auxiliou a vigilância sanitária no recolhimento de materiais, como pneus, nas linhas Pedron e Zanuzzo, que foram enviados para Xanxerê, à empresa especializada Dvolta, para descarte adequado. O total recolhido foi de aproximadamente 900kg, contribuindo para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O Dia D da Dengue em Vargeão foi um sucesso graças ao empenho de todos os envolvidos. A colaboração entre a vigilância sanitária, epidemiológica, poder público e população demonstra o compromisso do município em proteger a saúde de seus cidadãos.