Destaque Cultural em Vargeão: Espaço Expositivo Meteoro/Domo

O município de Vargeão, conhecido por sua riqueza histórica e paisagística, está prestes a receber um novo ponto de destaque cultural: o Espaço Expositivo Meteoro/Domo. Aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), este projeto tem como objetivo comunicar, realizar atividades educativas e preservar os bens e direitos de valor histórico, turístico e paisagístico da região.

Localizado em uma das crateras formadas pela queda de meteorito há cerca de 100 milhões de anos, o Domo de Vargeão é um verdadeiro patrimônio natural. Com um diâmetro impressionante de 12,4 km, esta cratera é um dos raros exemplos em território brasileiro.

O Espaço Expositivo Meteoro/Domo será um local de comunicação e realização de atividades educativas, de pesquisa e preservação dos bens de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico da região. Este projeto não apenas enriquecerá a oferta cultural de Vargeão, mas também promoverá o conhecimento e a conscientização sobre a importância deste património único.

Com um investimento de R$ 334,6 mil do FRBL, e contrapartida de R$ 55,5 mil, este projeto representa um passo significativo na valorização e promoção do patrimônio cultural e natural de Vargeão. Estamos ansiosos para ver o Espaço Expositivo Meteoro/Domo se tornar uma realidade, oferecendo oportunidades de aprendizado e apreciação para os residentes locais e visitantes.