Secretaria de Saúde realiza visitas em empresas do município na semana do SIPAT

A segurança e saúde no trabalho é um assunto que, muitas vezes, está em pauta diariamente nas empresas que possuem funções com maior risco de acidentes, como empreiteiras ou fábricas com muitos equipamentos, empresas com produtos químicos entre outros com grau de periculosidade.

Entretanto, a conscientização sobre as boas práticas e proteção à saúde do profissional no ambiente de trabalho deve ser realizada em todas as companhias. Pensando nisso, a legislação prevê a realização das SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que de maneira geral é organizado nas empresas que possuem uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Porém, mesmo que não haja uma equipe específica para desenvolver ações de segurança no trabalho, nas empresas em que não há obrigatoriedade da formação de CIPA, é possível que os profissionais de recursos humanos idealizem e realizem a SIPAT ou que se tenha o apoio e incentivo por parte do Governo Municipal.

Desta forma, pensando na segurança e bem-estar pessoal das colaboradores e empresários, a Secretaria Municipal de Saúde de Vargeão através dos profissionais da Secretaria e acompanhados do Secretário Alan Felippe, estão visitando empresas do município para orientar os colaboradores sobre as formas de prevenção a acidentes de trabalho, prevenção a doenças causadas por má postura em virtude de muito esforço e também realizando a verificação de PA e testes rápidos para prevenção de doenças futuras.

Mas, o que é SIPAT?

SIPAT é uma sigla que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É organizada por empresas e parte de seus funcionários para conscientizar todos os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e está prevista na legislação brasileira.

O intuito dessa semana de atividades internas é capacitar e conscientizar os seus colaboradores para que mantenham atitudes adequadas com o ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes. Vale destacar que esses acontecimentos podem prejudicar tanto a saúde do profissional quanto os negócios da empresa.