Prevenção e segurança nas escolas

Após várias reuniões e encontros realizados em nível municipal e regional, uma série de medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos alunos nas escolas de Vargeão. Além das ações que anteriormente já eram realizadas nas unidades de ensino, novas medidas passam a ser anunciadas pela Secretaria de Educação e o Governo Municipal que continuam em constantes conversas, reuniões e trocas de informações a nível de AMAI para estabelecer a segurança devida em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Confira as ações:

– Criação do Comitê de Saúde Mental e enfrentamento a violência com os seguintes setores: Educação, Assistência social, Saúde, Ministério Público, Rede Estadual de Ensino, Conselho Tutelar, Sociedade Civil.

– Tomada de preços/orçamentos para contratação de segurança para todas as escolas a curto prazo.

– Intensificar a Rede de cuidado e proteção incluindo a participação de pais, sociedade civil e vereadores.

– Melhorias nos muros e cercas de todas as escolas a médio prazo.

– Portões eletrônicos nas entradas das unidades a médio prazo.

– Instalação de 44 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade interligadas ao sistema da Polícia Civil e Militar.

– Viabilização de Sistema Integrado de Inteligência, com câmeras de leitura facial nas escolas, recebimento de alertas e monitoramento de equipamentos, com possibilidade de botão do pânico interligadas a Policia Civil e Militar.

– Ampliar a ativação da Rede de Vizinhos junto a Polícia Militar.

– Criação de Plano de Contingência de segurança nas escolas, conforme orientação técnica da AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani.

– Curso básico de instrução de segurança em parceria com os Bombeiros, para todos os trabalhadores da educação.

– Intensificar as capacitações dos profissionais de educação quanto a identificação precoce de comportamentos relacionados ao Bullyng, violação de direitos, sofrimento emocional, fake News.

– Reformulação do Projeto Socioemocional “Cuidando de quem cuida”, voltado para profissionais da educação, estudantes, familiares e comunidade, com foco estratégico na promoção e prevenção da saúde mental.

– Capacitar profissionais da educação para atuação durante contextos traumáticos que atravessam as comunidades escolares.

– Jornada pedagógica com viés na área socioemocional aberta para toda a comunidade vargeonense.

Medidas existentes nas escolas

– Câmara de segurança, dentro das salas e pátios das escolas.

– Rede de Cuidado e Proteção da Criança e Adolescentes na escola.

– Cumprimento da Lei nº 13.935/2019, com a contratação de Psicóloga Escolar e Assistente Social Escolar na Rede Municipal de Ensino.

– Solicitação do Programa PROERD, junto ao Comando da Policia Militar de Xanxerê no dia 17/03/2023.

– Capacitação com o Promotor de Justiça da Comarca de Ponte Serrada Dr.Albert Medeiros Karl com o tema “Famílias que cuidam” no dia 21/03/2023.

– Parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina através do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional, com formação continuada e grupo de estudos na área socioemocional destinada a professores e equipe técnica.

– Reunião com Auxiliares das escolas, no sentido de ter olhar atento a pessoas estranhas e carros, próximos as escolas.

– Proibição de entrada de pessoas estranhas aos ambientes escolares.

– Projeto “Cuidando de quem cuida” voltado a toda a equipe de educação desde 2021.

– Projeto “Famílias que cuidam” voltado as famílias desde 2022.

– Projeto “Não faça Bullyng, faça amigos” voltado aos estudantes em 2022. Criado devido aos dados que a Secretaria de Assistência Social, através do Conselho da Criança e do Adolescente, nos trouxe, onde 70 % dos participante de pesquisa realizada entre alunos, são vítimas de Bullyng na escola.

– Todas as escolas são certificadas com o Selo “Escola que Ama sua mente”, iniciativa do Instituto Ame sua Mente, ABCD e UNAME, com apoio da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e Instituto Nacional de Psiquiatria e Desenvolvimento da Infância e Adolescência. Reconhecimento concedido devido a promoção de saúde mental através dos Projetos socioemocionais desenvolvidos na rede municipal de ensino (20/10/2022).

Acompanhe algumas das fotos das reuniões já realizadas para tratar sobre o tema da Segurança nas Escolas.

Reunião realizada no dia 06 de abril.