Secretária de Educação participa do lançamento do Programa de Educação Financeira nas Escolas

Um evento em Tubarão lançou oficialmente em Santa Catarina a Educação Financeira do Brasil. A cidade é a primeira no país a receber o programa Educação Financeira na Escola que tem o intuito de levar conhecimento da área econômica para os alunos da educação pública.

O lançamento do programa foi realizado na manhã desta terça-feira (22) no Espaço Integrado de Artes da Unisul com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, do Reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, do Secretário da Fazenda de Tubarão, Raphael Bianchini, do Deputado Federal, Daniel Freitas, do Senador Jorginho Mello, do Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, do Secretário de Educação de Tubarão, Maurício da Silva, do Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Felisbino, da presidente da Região Sul da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Patrícia Lueders, do representante da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Alexandre Carneiro.

Durante o evento foi apresentado como o Programa será implantado, os conteúdos e parcerias, além da importância que o conhecimento financeiro traz para a sociedade. O Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criaram o projeto Programa de Educação Financeira nas Escolas para capacitar professores em todo o Brasil. Em Santa Catarina, Tubarão foi escolhida para promover a temática no Estado. O município então criou o Programa Municipal de Educação Financeira incorporando a área fiscal ao programa. Logo após, a prefeitura começou um processo de captação de parceiros para alavancar e implementar a capacitação de mais entidades para o sucesso do projeto. Aderiram ao projeto a Unisul, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Educação, o Conselho Estadual de Educação, a União dos Conselhos Municipais de Educação, a Escola do Legislativo da Alesc, o grupo Ânima, a União dos Dirigentes Nacionais da Educação, Amurel e Procon SC.

O Programa vai oferecer aos professores cursos gratuitos de ensino de educação financeira produzidos pela CVM e parceiros com o objetivo de promover a Educação Financeira e Fiscal estabelecendo uma política pública sobre educação financeira, inclusão financeira, proteção ao consumidor e orientações fiscais na perspectiva de consolidar a cidadania.

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro destacou que várias escolas estaduais já têm implantado nas suas grades curriculares a opção de Educação Financeira, fazendo parte do programa do Novo Ensino Médio. “Hoje nós estamos com 711 escolas nos 295 municípios com Educação Financeira como trilha de conhecimento. Isso é uma sinergia de articulação pública e agora nas suas três esferas: município, Estado e União”, comenta.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, parabenizou o empenho do município de Tubarão de implantar o Programa e todos os demais que estavam presentes buscando conhecer mais sobre o programa brasileiro. “Tubarão e Santa Catarina são referências pela maneira como os gestores locais tratam a educação. Estou muito feliz em poder estar aqui. Antes eu ia muito para os Estados Unidos e ouvia muitos os adolescentes falando sobre Bolsas de Valores e no Brasil a Bolsa de Valores é totalmente esquecida pela maioria dos adolescentes. Estou muito contente com esse projeto e tenho certeza que Tubarão vai fazer as coisas de uma maneira tão boa que poucas mudanças vão ser necessárias para que o Projeto possa ser entendido. Quero parabenizar o município e Estado pela iniciativa”, falou o ministro.

A Secretária de Educação de Vargeão Carmen Raymundi esteve presente no evento representando a região da AMAI. Na segunda-feira ainda a Secretária participou do Encontro de Conselheiros Municipais de Educação também na cidade de Tubarão. Na oportunidade foi abordado uma palestra com o Coordenador Estadual da UNCME/SC, Sr. Claudio Orço com a temática “atuação dos conselheiros”.