Caminhão do SESC MULHER deverá atender 200 mulheres de Vargeão para mamografias

O Programa Sesc Saúde Mulher de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero começou a atender, nesta terça-feira (09), a população da Comarca de Ponte Serrada, que atende também os municípios de Passos Maia e Vargeão. A chegada da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher aconteceu nesta segunda-feira (08), com uma solenidade de abertura e lançamento do programa e contou com a presença do Prefeito de Ponte Serrada Alceu Wrubel, do Prefeito de Passos Maia Osmar Tozzo e do Prefeito de Vargeão Volmir Felipe acompanhado do Secretário de Saúde Alan Felippe, além dos secretários de saúde de Passos Maia e Ponte Serrada, autoridades locais e regionais, equipe do Sesc e comunidade em geral.

Mulheres de Vargeão, Passos Maia e Ponte Serrada, poderão realizar mamografias digitais e exames cito patológicos, gratuitamente graças à parceria estabelecida entre o Sesc e as prefeituras das três cidades.

Os exames devem ser agendados previamente nas Unidades de Saúde de cada município e os atendimentos serão feitos no caminhão estacionado na Unidade de Saúde (Hospital em construção) de Ponte Serrada na Rua José Bortolacci, centro.

O consultório adaptado com sala privativa para realização do diagnóstico na Unidade Móvel II do Sesc Saúde Mulher ficará no local até 14 de julho. A estimativa é que sejam realizadas até 200 mamografias, atendendo praticamente todas as mulheres de Vargeão com faixa etária de 50 a 69 anos além das que necessitarem da realização do exame por indicação médica, informou o Secretário de Saúde Alan Felippe.

De acordo com a Ketiny Karen Variza Sehn, gerente Sesc Concórdia “O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, conclui.

O Prefeito Volmir Felipe em seu pronunciamento, parabenizou as forças das Secretarias de Saúde em buscar juntas oportunizar esse atendimento mais próximo da comunidade e a importância da autonomia dos Secretários de Saúde, “em Vargeão, é a pasta que mais destinamos recursos, pois é ali, que salvamos a vida de centenas de pessoas. Essa parceria, vem numa hora extremamente importante para nossa região e queremos, que seja a primeira de muitas”, finalizou o Prefeito Volmir agradecendo aos prefeitos de Passos Maia e Ponte Serrada pela parceria firmada.

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame Citopatológico, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa, há um espaço para recepção e ações educativas em saúde.

Oferecido pelo Sesc Santa Catarina desde 2016, o Saúde Mulher também leva informação, cuidado e orientação sobre o que fazer a partir do resultado.