Associação Hospitalar de Vargeão vive nova fase com investimentos em modernização

Uma Associação Hospitalar em um município de pequeno porte, que sobrevive há anos com a ajuda mensal da comunidade, com a constante parceria do Poder Público Municipal e que atende 24h pelo SUS, muitas vezes esquecida ou não vista por órgãos de Governo por ser uma Unidade Filantrópica em um município de pouco mais de 3.500 habitantes.

A chave da Associação Hospitalar de Vargeão virou nos últimos três anos, quando inúmeras parcerias com o Governo do Estado e com Deputados Estaduais e Federais foram firmadas com a entidade, conseguindo recursos importantes e investimentos históricos para Vargeão.

Em uma dessas parcerias, o Ex. Secretário de Estado da Saúde André Mota, no Governo de Carlos Moisés da Silva, liberou para a Associação Hospitalar, recursos importantes que possibilitaram ao hospital de Vargeão, uma nova realidade, ampliando os atendimentos especializados, cirurgias e ampliando o atendimento à diversos municípios da região, inclusive os de grande porte com centros de saúde de referência.

Com recursos na ordem de R$ 1.050,000,00, (um milhão e cinquenta mil reais), foi possível adquirir inúmeros equipamentos, reformar e ampliar as salas de cirurgias e modernizar toda a estrutura de atendimento. Os principais investimentos foram na construção de uma central de gases: oxigênio, ar comprimido e vácuo, foco cirúrgico nos dois centros de cirurgias, carrinho de anestesia, monitores, carrinho de emergência, cardioversor, nova mesa cirúrgica, Ar condicionado que atende as normas para os centros cirúrgicos, aspirador cirúrgico, maca para de transporte, eletrocautério e principalmente, uma torre de vídeo, que possibilita uma ampla possibilidade de realização de cirurgias de média e alta complexidade.

A Associação Hospitalar já vinha atendendo pacientes de Vargeão e da região, com diversas cirurgias, entre elas: Cirurgia vascular, varizes, cirurgias gerais de hernioplastia, lipomas, cisto sacrococcígeo, hemorroidectomia; Cirurgia de Otorrinolaringologista, abrangendo amigdala, desvio de septo e adenoide; Cirurgia Urológica compreendendo vasectomia, postectomia, varicocele, meatotomia, hidrocele; Cirurgia Ginecológica nas modalidades de laqueadura, curetagem semiótica, histerectomia, Exerese da glândula de Bartholin, ooforectomia, Colpoperienoplastia e correção cirúrgica para incontinência urinária e Cesariana.

Com a aquisição da Torre de Vídeo, também será possível realizar cirurgias mais complexas, como colecistectomia/vesícula por Vídeo, RTU (próstata) e cirurgia de ortopedia, compreendendo túnel do carpo (sistema tradicional), ombro e joelhos (por vídeo).

Além destas especialidades, a Associação Hospitalar trabalha em regime de plantão atendendo a demanda dos munícipes de Vargeão quando o Posto de Saúde não está em horário de atendimento e aos finais de semana e feriados. Também presta atendimento Odontológico para pacientes especiais e atende também além do SUS, ao CIS-AMOSC, UNIMED, SC-Saúde e presta atendimentos particulares.

De acordo com o Diretor da Associação Hospitalar, Fábio Correa, esses investimentos garantiram a virada de chave para o Hospital de Vargeão, “esses investimentos foram extremamente importantes para a unidade hospitalar, uma vez que, conseguimos com isso, prestar um atendimento de ainda melhor, com mais qualidade, segurança e recuperação do paciente em determinados procedimentos. O nosso hospital passou por uma transformação na área de atendimento especializado, nas áreas vascular, cirurgia geral, ortopédica, urológica e ginecológica e otorrino. É um hospital pequeno, mas grande em atendimento e resultados para nossa comunidade”, enfatiza o Diretor do Hospital que recebeu a presença do Secretário de Saúde Alan Felippe e o Prefeito Volmir Felipe para acompanhar os trabalhos realizados na Unidade Hospitalar.

O Governo Municipal tem sido um parceiro incessante na aquisição de serviços que mantém a unidade trabalhando dia e noite. Os investimentos mensais que a Prefeitura de Vargeão realiza com a Associação Hospital, giram em torno de R$ 130 mil, para pagamentos do regime de plantão 24h, aquisição de exames de Raio X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma entre outros exames complementares que a Secretaria de Saúde necessita diariamente.