Programa Dignidade Menstrual. Um ciclo de respeito

O que é o programa?

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal para promover a saúde de quem menstrua e dar oportunidades para que acessem espaços e outros direitos sem restrições. Dessa forma, o programa também promove equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos.

Higiene menstrual é questão de saúde pública e um direito de toda pessoa beneficiada. Menstruar com dignidade é ter acesso a produtos de higiene e absorventes limpos, em quantidade suficiente para todo o período menstrual.

Para promover a saúde das pessoas beneficiadas, o Governo Federal criou o Programa Dignidade Menstrual, uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.

O programa garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.

Além disso, o programa vai desenvolver ações de educação menstrual, para que elas sejam capazes de vivenciar seus ciclos menstruais com segurança e dignidade, sem impactos de saúde e de exclusão social.

Agora é possível ter acesso a absorventes gratuitos na Farmácia Popular. Basta ter documento com foto, CPF e cadastro no CadÚnico e Gov.br e emitir autorização no Meu SUS Digital.

Acesse o site e conheça mais:

https://www.gov.br/…/campanhas…/2024/dignidade-menstrual

Fonte: Ministério da Saúde