Vargeão recebe grupo de cientistas internacionais para discutir impactos de meteoro

O município de Vargeão recebeu nesta quinta-feira, dia 29, um grupo de cientistas e geólogos dos Estados Unidos, Canadá, Holanda, além do Brasil, liderados pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Álvaro Crosta, para discutir os impactos da queda do meteoro na região.

Álvaro coordena o grupo juntamente com a também brasileira, Rosaly Lopes, que trabalha na Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), há 30 anos. O professor, que já esteve na cidade outras vezes, com diferentes grupos, inclusive estrangeiros, cita que essa é a primeira vez que traz a Vargeão uma equipe tão específica.

“Esse grupo de cientistas trabalha com a área de crateras e com as consequências de crateras para a formação de vida, inclusive em outros planetas. Hoje está se buscando vida em Marte e as crateras são locais favoráveis para o desenvolvimento de vida, porque elas produzem calor, movimentação de fluídos, de água, necessários para a vida”, explica Crosta.

Ainda conforme o professor, as missões da Nasa que estão explorando Marte atualmente estão dentro de crateras. “Essas crateras especificamente são formadas em rocha basáltica, que embora sejam comuns no Sul do Brasil, não são comuns em outros países, que é a rocha predominante em Marte, então aí o interesse nesta cratera especificamente”, diz.

O prefeito Volmir Felipe destacou a importância dos estudos realizados por anos, além da relevância científica, histórica e turística para o município. Segundo Volmir, estão sendo realizados investimentos para implantar o Museu do Meteoro em Vargeão.

“Contamos com o apoio do Álvaro e equipe e temos certeza que esse projeto envolverá não somente nosso município, mas também toda a região próxima”, destacou o prefeito durante coletiva de imprensa.

(FONTE – Oeste Mais)