Vargeão encerra 2021 decretando Situação de Emergência devido à estiagem

O Governo Municipal de Vargeão decretou na última sexta-feira (31) situação de emergência no território municipal em virtude do prolongado período de estiagem que assola a região desde 2019.

O novo decreto, de nº 234/2021, declara situação de anormalidade por 180 dias em Vargeão, considerando a perda na produção de grãos, a falta de pastagens para o gado e consequentemente a diminuição da produção leiteira foram fundamentais para edição de um novo decreto de situação de emergência.

Nos últimos dias o transporte de água potável para bairros do município tem sido realizado com frequência pra poder abastecer as residências do moradores, principalmente da Linha Pedron e do distrito industrial.

Em menos de dois anos foram três decretos de emergência publicados pelo Governo Municipal, um em novembro de 2020 e outros dois em maio e dezembro de 2021.

Os decretos de situação de emergência servem para dar garantia a diversos setores de produção, especialmente o agrícola, para poder acessar programas do governo do estado e governo federal, recursos financeiros, seguro safras entre outras ações que os poderes desenvolvem para mitigar os efeitos da estiagem no estado.