Vigilância Sanitária faz alerta sobre quantidade de lixo encontrado em visitas domiciliares
Muito se cobra do Governo Municipal sobre ações de contenção da proliferação e combate ao mosquito da dengue, mas situação em diversas moradias e terrenos do município preocupou a equipe da Vigilância Sanitária de Vargeão que conta nesta semana, com apoio da equipe da DIVE de Xanxerê para visitar o centro e bairros da cidade.
Uma grande quantidade de lixo, entulhos, recipientes com armazenamento de água, lonas e demais objetos suscetíveis a proliferação do mosquito da dengue, estão sendo encontrados em todas as visitas que a equipe vem realizando, inclusive registrando diversos pontos com muitas larvas de mosquito.
A equipe da Vigilância Sanitária segue percorrendo todo perímetro urbano de Vargeão para auxiliar nesta limpeza que se faz necessário, orientando os moradores sobre os riscos do descarte irregular desses tipos de lixo ou utensílios que e favoreçam a criação das larvas do mosquito.
Nas residências com bastante problemas encontrados, a equipe orienta a retirada e organização imediata da propriedade a um prazo de até cinco dias. Após, a vigilância sanitária retorna a esses lugares e verifica se realmente os proprietários regularizaram a situação e a limpeza do lote ou terreno. Na eventualidade de não estar regularizado, os moradores serão notificados com possibilidade de pagamento de multas.
O trabalho de fiscalização está sendo realizado pela Supervisora de trabalhos relacionados a Vigilância Sanitária de Vargeão, Daiane Lando e contou com apoio do técnico agrícola da DIVE de Xanxerê, Marcelo Cavani Szczepkowski nesta quarta-feira.