Criado em Vargeão, projeto “Cuidando de Quem Cuida” será replicado em todos os municípios da Amai

O projeto “Cuidando de Quem Cuida”, criado em Vargeão, no Oeste catarinense, no ano de 2021, e que já garantiu diversas premiações nacionais e estaduais ganhou uma nova versão e a partir de agora, será replicado em toda região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai).

Uma imersão, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 14, reuniu representantes dos 14 municípios da Amai, entre eles, secretários de Educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, psicólogos e assistentes sociais escolares.

O projeto socioemocional realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde de Vargeão, motivou a criação de um comitê de segurança na Amai, diante dos novos desafios trazidos pelos ataques nas escolas de Saudades e Blumenau.

A comissão envolve as secretarias de educação regionais, através do Colegiado da Amai, além de diversas entidades como Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, que auxiliam em ações para melhorar a segurança das escolas.

De acordo com a secretária de Educação de Vargeão, Carmen Raymundi, que também é presidente do colegiado de educação da Amai, a implantação do projeto em toda região da tem o objetivo de desenvolver ambientes facilitadores do cuidado socioemocional de todos os profissionais da educação, alunos e famílias.

“Se existe algo que a pandemia produziu em nós, foi a certeza que, o conteúdo mais importante de uma escola é a vida. Infelizmente, no contexto atual em que estamos vivenciando uma crise coletiva de saúde mental, a segurança das escolas não pode e nem deve ser somente uma resposta. É preciso criar estratégias de cuidado socioemocional e prevenção e promoção de saúde mental na escola”, destacou.

O evento da tarde desta quarta-feira possibilitou que os novos participantes vivenciassem as experiências do “Cuidando de Quem Cuida”, como se já estivessem participando do projeto efetivamente. Durante a tarde, práticas integrativas de auriculoterapia, reiki, massagem, yoga, uso de óleos essenciais, design de sobrancelhas e roda de chimarrão foram realizados com cerca de 170 pessoas presentes.

O primeiro talk, uma espécie de conversa que tem interação com o público foi sobre “Prevenção e Promoção da Saúde Mental dos Educadores” com o secretário de Saúde de Vargeão, Alan Felipe e o médico Dr. Marcus Frota Tandalo.

Depois, a conversa foi sobre “Vínculo, acolhimento e cuidado com a saúde mental”, com a secretária Carmen Raymundi, a psicóloga escolar Pricila Tobias e Assistente Social Escolar Francieli Selarin. O último talk, que falou sobre “Benefícios da alimentação saudável, exercícios físicos, yoga e auriculoterapia na saúde mental”, teve a presença do nutricionista Reges Costa e da massoterapeuta Simone Berté.

O evento também contou com o compartilhamento de experiências do coordenador de Defesa Civil Luciano Peri, do professor Claudio Orço, representante do Conselho Estadual de Educação, da assessora de Educação Salete Brizola de Jesus, presidente da Amai e prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, prefeito Volmir Felipe e demais representantes. (FONTE – Oeste Mais).