Pacientes com diabetes tem monitoramento residencial de glicemia

Utilizar a tecnologia para tratamentos de doenças crônicas é uma prática constante da Prefeitura de Vargeão, que modernizou as técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Além da implantação do Raio-X digital na Associação Hospitalar de Vargeão a Prefeitura está proporcionando aos pacientes diabéticos a utilização de um aparelho para acompanhamento da sua glicemia e com isso reunir os dados em uma plataforma para medir as estatísticas de pacientes.

A plataforma administrativa emite estatísticas geradas por períodos, de acordo com as orientações dos médicos da Unidade de Saúde, a partir do monitoramento dos aparelhos, gerando um relatório para a equipe de Saúde sobre o panorama de cada paciente, de forma individual, para que o médico saiba como conduzir o tratamento quando os índices de glicemia estiverem fora da meta.

Na rede municipal de saúde de Vargeão há 148 pacientes ativos, cadastrados com essa nomenclatura no Programa HiperDia, porém nem todos buscaram seus aparelhos na unidade de saúde. Aos que utilizam aparelhos mais antigos para a aferição de sua glicemia, a Enfermeira Siridiane Waess solicita que os mesmos façam a troca por estes aparelhos de melhor qualidade e com coleta de dados digital. A frequência com que cada portador de diabetes faz suas aferições diárias, varia de acordo com a necessidade recomendada pelo seu médico.

Para o Secretário de Saúde de Vargeão, Alan Felippe, a aquisição da nova tecnologia é um marco no tratamento de diabetes na rede municipal de Saúde. “A implantação destes aparelhos no programa HiperDia é um divisor de águas no atendimento aos pacientes diabéticos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A diabetes é uma doença silenciosa e essa tecnologia nos oferece uma visão macro e também individualizada, do cenário dos usuários de aparelhos de glicemia. Com o HiperDia, temos um tratamento mais eficaz, assertivo e humanizado, garantindo qualidade em saúde e salvando vidas”, assegura o o Secretário.