Secretaria de Educação finaliza semana de muitos trabalhos em Vargeão

No informativo do Governo Municipal de Vargeão que foi ao ar no último sábado (21) a Secretária de Educação Carmen Raymundi destacou as ações da Secretaria na semana que findou. Entre as atividades, a secretária destacou que nos dias 16 e 17 de maio a equipe participou de uma formação pedagógica para os professores de Arte, Inglês, educação física, gestores e equipe técnica da secretaria de educação com os temas abordados tratando de Arte e Educação Física: Cultura um direito de todos – Inglês: material didático e o planejamento – Gestores e equipe técnica da secretaria: a gestão democrática.

Ao todo foram 16 horas de aperfeiçoamento e muito aprendizado. Na ocasião, esteve presente o município vizinho de Bom Jesus, com professores e gestores. Eles também fazem uso do material e essa interação entre municípios foi considerada maravilhosa pela Secretária, “pois juntos nos fortalecemos para trabalhar em prol da melhoria da qualidade de educação em nossos municípios”, destacou.

Já na noite do dia 16 de maio, aproveitando a presença dos profissionais da Editora OPET em Vargeão, a Secretaria de Educação realizou o EFAM – Encontro com Familiares. O tema foi comunicação afetiva: resgatando o diálogo em família, ministrado pela Prof. Rubia Costa. O evento aconteceu as 19h no Clube Palmeiras, onde aproximadamente 400 pais estiveram presentes.

Para a Secretária o evento foi um sucesso, “foi muito importante e emocionante acolher com carinho as famílias, com um chá quentinho, com a apresentação cultural de pais, com um cenário representando as memórias de brincadeiras e brinquedos da infância, além de atividades desenvolvidas nas escolas”, pontuou.

O último EFAM presencial aconteceu em 2019, este momento foi essencial para toda a comunidade escolar da rede municipal de ensino, representando um recomeço após tantas incertezas ocasionadas pela COVID-19.

Na última semana ainda, o Centro de Educação Infantil Alencar realizou a entrega de boletins através de Conselho de classe participativo onde os pais participaram expressivamente, demonstrando responsabilidade em nos ajudar no processo educativo. “A equipe está empenhada e feliz em estabelecer essa parceria com as famílias e ser atendidos. Não há dúvidas que desta forma participativa, os resultados virão positivamente”, argumenta a Secretaria.

Já na tarde do dia 16 de maio, a Secretária de Educação esteve na AMAI, Associação dos municípios do Alto Irani, participando como vice-presidente do colegiado de Educação e conduzindo junto com a Presidente Vera Correia, a pauta do evento. Na reunião foi abordado temas como – Gestão democrática com o presidente do Conselho Estadual de educação Sr. Claudio Orço, Monitoramento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular dentro de plataforma específica, Monitoramento do Plano municipal de educação para atingir as 20 metas estabelecidas e Plano de Reforço escolar pós pandemia contando com a presença de representante da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) tratando sobre recursos para os municípios com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, na área de ensino superior.

Participou ainda o Coordenador Regional de Defesa Civil o Sr. Luciano Peri abordando o tema de “Escola Segura”.

Estas e outras atividades marcaram a semana de atividades que foi pontuando pela Secretária de Educação no Programa Informativo do Governo Municipal de Vargeão.