Consegue imaginar crianças prestando atenção na respiração, quietinhas, meditando na escola?

Nas escolas de Vargeão isso já é uma realidade, através do Projeto Meditação na Escola, desenvolvido pela Psicóloga Escolar Pricila Tobias.

A meditação consiste em focar a atenção no tempo presente, ampliando a consciência sobre os pensamentos, sentimentos e ações. Parar, observar e respirar antes de agir. Isso reflete em maior bem-estar, empatia, foco, concentração, melhores respostas aos desafios e pressões diárias, menos estresse. É por isso que, somada aos conhecimentos acadêmicos, a prática abre caminho para o desenvolvimento integral dos alunos.

Para a Secretaria de Educação Carmen Raymundi, a prática de meditação ajuda a cultivar algo que todos nós precisamos desde a infância: uma mente saudável, “a prática da meditação oferece recursos para que possamos estar mentalmente saudáveis e, assim, mais preparados para lidar com o mundo e suas adversidades. Quanto mais cedo iniciamos esse processo, melhor, porque desde a infância somos expostos a desafios e momentos de desconforto”, explica.