Secretaria de Saúde realiza 1ª Conferencia Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura de Vargeão e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento aconteceu no dia 12 de abril com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

O objetivo do evento foi reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências e encontros anteriores, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.

A Conferência foi composta por delegados sendo que 50% representarão o segmento dos usuários do SUS, e os outros 50% pelos gestores, trabalhadores e prestadores de serviços no município. Foram discutidos também os subtemas: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Os trabalhos foram desenvolvidos e coordenados pela Assistente Social Maridalva Colpani, pela Psicóloga Patricia Queiroz, pela Diretora de Saúde Sônia Bonan e pela Farmacêutica Vibiane Zardinello. O evento contou com a presença do Prefeito Volmir Felipe e do Secretário de Saúde Alan Felipe.