Vargeão é piloto no Programa Conecta Agro que leva internet ao campo

O programa Conecta Agro SC, que leva internet de qualidade para as famílias do interior, foi lançado neste domingo, dia 20, no município de Vargeão, no Oeste de Santa Catarina.

O governador Carlos Moisés esteve durante a tarde na Cabanha Velho Oeste, que fica na propriedade rural da família de Eduardo Bison, juntamente com o secretário de agricultura Altair Silva, para fazer o lançamento oficial. A propriedade da família Bison foi a primeira do Estado a receber a tecnologia.

Com o novo investimento de R$ 100 milhões, os agricultores do estado terão melhoria na conectividade de internet com estrutura de fibra ótica.

“Estamos dando condições aos agricultores para que possamos ter cada vez mais desenvolvimento, tecnologia e eficiência. Nosso estado é gigante na capacidade de produção pela força do homem da mulher do campo, da indústria e da tecnologia agregada. É nada mais justo do que apoiar”, destacou o governador.

Eduardo Bison trabalha com ovinocultura. A internet de qualidade é fundamental para aumentar as vendas dos animais, o que consequentemente resulta em mais rentabilidade para a família.

O produtor relatou que cerca de 80% das vendas são feitas com a tecnologia. Todo o trabalho, desde o nascimento até a venda das ovelhas, é registrado em um sistema de criadores de ovinos. Os animais também são postados nas redes sociais, o que facilita as vendas que são feitas para todo o Brasil.

“Antes o processo era muito demorado. Muitas vezes o cliente precisava vir até a propriedade para ver o animal, além disso a divulgação era menor. Hoje essa realidade mudou. Este programa do Governo do Estado representa progresso, evolução, tecnologia, e nós precisamos acompanhar, mesmo estando no campo. Temos uma empresa a céu aberto. Vai ajudar e muito todos os agricultores e potencializar ainda mais o setor do agronegócio”, pontuou o agricultor que também trabalha com genética de animais e participa de diversas feiras, sendo premiado em várias delas.

O Prefeito Volmir Felipe por sua vez destacou a importância deste projeto pioneiro em Vargeão e a busca incessante para recursos neste setor, “levar internet ao campo já era uma das prioridades para nossa gestão e o assunto já era destaque eminente em nossas visitas na capital em busca de recursos para este projeto sair do papel. Hoje, graças a esta visão empreendedora do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Agricultura, que está mais perto do cidadão no campo, o Governo no Estado lança o programa Agro Conecta e nós, temos o privilégio de ser o município pioneiro no estado com este recurso na casa de R$ 300 mil com nossa contrapartida de R$ 130 mil para lançar a fibra ótica em onze comunidades rurais atendendo num primeiro momento cerca de 170 propriedades. Basta agora laçarmos uma licitação para escolha do provedor ou empresa que fornecerá o sinal da internet para todas as comunidades onde a fibra já está instalada”, descreveu o chefe do Poder Executivo Municipal.

Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos previstos no projeto devem ser utilizados para viabilizar a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.