Reuniões definem transição dos estudantes do 6º ao 9º da Urumbeva para rede estadual

Uma série de reuniões organizadas pela Secretaria de Educação de Vargeão definiram nesta semana a realocação dos alunos de 6º a 9º ano da Escola Irineu Bornhausen, da Linha Urumbeva, para frequentarem as aulas juntamente com os demais estudantes vargeonenses na Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda.

Os dados levantados pelo Governo Municipal, com auxílio do setor contábil, foram expostos no ciclo de reuniões realizadas com o Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Vereadores e pais dos alunos.

A proposta de realocação foi sugerida devido ao baixo número de estudantes na unidade escolar da Linha Urumbeva. Com apenas 35 alunos entre 11 e 15 anos, somando as quatro séries, tornou-se insustentável a manutenção de profissionais e estrutura para atendê-los na unidade.

“Não é de interesse da secretaria ou da prefeitura que a escola seja fechada, porém existe uma responsabilidade administrativa, onde o gestor precisa pensar de que forma está aplicando o dinheiro público, se está coerente ou não”, argumentou a secretária de Educação, Carmen Raymundi, preocupada com a saúde do dinheiro público, sem deixar de lado a gestão democrática do Governo Municipal.

Série de conversas

Iniciada com o Ministério Público, as reuniões tiveram prosseguimento com o Conselho Municipal de Educação, que aprovou a proposta; com os vereadores municipais que também demonstraram ser o melhor caminho no âmbito administrativo; e por fim os pais dos estudantes, que compreenderam e aprovaram a medida.

“Para nossa alegria tivemos uma receptividade bem grande, onde os pais compreenderam a situação e colocaram as suas sugestões para ajudar a administração ao invés de imporem barreiras”, celebrou a secretária.

O prefeito Volmir Felipe, que também esteve presente em todas as reuniões, complementou. “Não é nosso interesse prejudicar a comunidade, mas sim possibilitar uma melhor qualidade de ensino, remanejando os custos para que fique justo com todos os alunos”.

Suporte total

“Nós, enquanto poder público, iremos garantir o transporte escolar e tudo que a gente puder dar suporte para que estes alunos tenham o melhor amparo para frequentarem as aulas”, afirmou Carmen, reforçando o comprometimento do município com a qualidade de ensino de todos.

Com a sugestão aprovada por todas as partes interessadas, estudantes do 9º ano da Linha Urumbeva passarão a frequentar as aulas no período matutino e os alunos de 6º, 7º e 8º ano estudarão no período vespertino na Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda a partir de 2019.

Os demais alunos da Escola Irineu Bornhausen, das séries iniciais até o 5º ano, permanecem com as aulas na comunidade de Linha Urumbeva.