Vargeonenses participam da Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Dezenas de idosos vargeonenses foram recepcionados no município vizinho de Passos Maia na segunda Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Os representantes de Vargeão já haviam realizado uma pré-conferência para organizar algumas ideias que seriam compartilhadas com os demais participantes.

Realizado na tarde desta terça-feira, dia 6, o evento teve como tema central os “Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Os assuntos abordados na conferência foram:

. Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (subeixos saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer);

. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;

. Conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após Neusa Moscon ministrar uma palestra, orientando sobre a conferência, os idosos participantes se reuniram em grupos para debater e elencar propostas que serão levadas à quinta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em Santa Catarina. Delegados que representarão os municípios de Vargeão e Passos Maia no evento estadual também foram eleitos.

Acompanhando o grupo de Vargeão, a assistente social Maridalva Colpani falou sobre o encontro que segundo ela, proporcionou um debate maior e por ser intermunicipal, dividiu as questões de organização e despesas, gerando economia aos municípios.

“Considero que a conferência teve bastante envolvimento. Os idosos já estavam atentos a este tema para usufruir de uma vida mais digna. Antes mesmo do evento estavam ansiosos para organizar as propostas e colocar as demandas. Foi uma tarde bastante trabalhosa, porém a gente chegou a propostas bem boas para levar a nível estadual”, comentou.

Com fotos e informações: Jhonatan Coppini/Oeste Mais