Alunos no Curso de Eletricista Instalador Predial

Trinta Alunos iniciam o Curso de Eletricista Instalador Predial em Vargeão

O Governo Municipal de Vargeão por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras, em parceria com o Senai, PDE e Pronatec, iniciaram nesta terça-feira (24) o curso de Eletricista Instalador Predial que esta sendo aplicado por profissionais do Senai de Xanxerê.

O curso de Instalação Elétrica Predial tem como objetivo executar, manter e reparar instalações elétricas prediais, residenciais e comerciais de baixa tensão, de acordo com projetos e em conformidade com normas técnicas, regulamentadoras, ambientais e de segurança vigentes, selecionando, manuseando, instalando e operando equipamentos, componentes e instrumentos, com uso de ferramentas apropriadas à execução das atividades sob supervisão direta.

Dentro do conteúdo programático, os alunos aprenderão noções de segurança no trabalho, grandezas elétricas, circuitos elétricos, associações, 1ª lei de Ohm, eletromagnetismo, fontes geradoras de eletricidade aplicação e utilização, medidas elétricas, infraestrutura para alojamento de condutores, emendas de condutores, dispositivos e equipamentos para instalações elétricas prediais, tipos de circuitos voltados à eletricidade predial, noções de sistemas de prevenção de incêndios entre outros assuntos e temas.

O curso esta será realizado três dias por semana, na terça, quinta e sexta-feira, com duração de 3h30min. Para os alunos que obtiverem 100% de frequência, será entregue um certificado de participação e conclusão do curso, mais uma bolsa alimentação/custeio, por horas de curso realizado, que será depositado em conta para os participantes que receberão um cartão magnético exclusivo do Pronatec.

O curso é oferecido especialmente aos cidadãos usuários do SUAS, mas quando não há interessados ou pessoal suficiente para preencher as vagas, o curso é aberto pra trabalhadores e agricultores que tenham interesse em participar. Os alunos já receberam neste primeiro dia de aula as apostilas e materiais necessários e nos próximos dias receberão também camisetas e jalecos que farão parte do uniforme padronizado e identificado sobre o curso. Ao todo, trinta alunos de Vargeão estão participando do curso.

Nos próximos dias deverá ser iniciado o curso de Auxiliar Administrativo, também organizado pelo Governo Municipal de Vargeão, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras, este, com parceria do Senac. Poderão se inscrever alunos acima de 16 anos de idade, que estejam cursando ou já cursaram o ensino médio. As vagas são de preferencia para usuário do SUAS, mas caso não sejam preenchidas as vagas, será aberto também a trabalhadores e filhos de agricultores.