Intermunicipal de Tiro de Laço chega ao fim com última etapa disputada em Passos Maia

O primeiro Campeonato Intermunicipal de Tiro de Laço chegou ao fim neste final de semana em uma rodada emocionante disputada na Associação Amigos do Cavalo, interior de Passos Maia. O público aproveitou o domingo de sol para acompanhar os laçadores de Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão – os três municípios que participaram do campeonato – disputarem as últimas armadas.

A prova foi a quinta da competição, aberta ainda no início de abril, com rodadas nos três municípios. O torneio seguiu as regras oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), onde dezenas de laçadores integraram as categorias Braço de Ouro, Força A e B, Laço Guri, Laço Prenda e Laço Veterano. A etapa que fechou a competição ainda foi marcada pela entrega de troféus aos melhores colocados.

Responsável por sediar três das cinco rodadas, Passos Maia fez novamente uma bela festa. O prefeito Ivandre Bocalon (Evandro) foi um dos que reconheceram o sucesso da competição, de forma inédita envolvendo os três municípios. “Os campeiros de Vargeão e Ponte Serrada sempre estiveram muito ligados com a tradição gaúcha, e participavam conosco, em Passos Maia. Por isso surgiu a ideia de transformar um campeonato que era municipal em intermunicipal para fazer essa integração e permitir que todos os amantes que gostam da tradição gaúcha pudessem participar”.

Evandro disse que as etapas disputadas ao longo do torneio integraram ainda mais os três municípios da comarca de Ponte Serrada. “Já está demonstrado que este é um evento consolidado. Outras edições certamente acontecerão. Isso só foi possível por causa do esforço de todas as entidades tradicionalistas, com o apoio das administrações de Passos Maia, Ponte Serrada e Vargeão. Temos orgulho de encerrar o primeiro Campeonato Intermunicipal de Tiro de Laço. Obrigado a todos que participaram e contribuíram”, reconheceu.

O Prefeito Amarildo Paglia também prestigiou o evento e agradeceu a parceria com os municípios de Passos maia e Ponte Serrada, e garantiu que Vargeão será parceiro na realização das demais edições que futuramente serão realizadas.

Homenagem

Cada um dos troféus entregues aos melhores colocados estampou a frase “Homenageado Ivan André Bocalon”, filho falecido do prefeito em um trágico acidente de trânsito há três anos. O campeão da categoria Braço de Ouro, Claudinei Pino Gomes (Maizé), inclusive abriu mão do próprio troféu e o entregou ao filho mais novo de Evandro, Nathân Alfredo Bocalon, como recordação.

Ainda durante a abertura oficial da última etapa, familiares e amigos de Ivan se emocionaram com um texto lido pelo vice-prefeito de Passos Maia, Leomar Roberto Listoni, que narrou trechos da vida do jovem, apaixonado por rodeio. “É uma pessoa que nos faz muita falta, sentimos muita saudade. Obrigado Ivan pelo momento e o tempo em que convivemos. Os troféus são uma pequena homenagem para que todos se lembrem do homem campeiro que foi”, disse Listoni.

Bastante emocionado, Evandro agradeceu o tributo ao filho. “Apesar de nunca ter laçado, sempre fui muito apaixonado pela tradição gaúcha. Sempre fui um incentivador, tanto que o Ivan, o meu filhinho, embora não esteja aqui, começou nos rodeiros com 13 anos de idade e foi um grande homem justamente por isso, pelos amigos que ele tinha no meio tradicionalista. Pelos bons exemplos ele se transformou numa pessoa maravilhosa”, destacou o prefeito. “Quero agradecer de coração, com todas as minhas forças, aos amigos da tradição gaúcha que sempre estiveram junto com ele. Muito obrigado por essa homenagem ao meu filho, um menino que conquistou muita gente nos 19 anos que passou por aqui. Obrigado de coração por este reconhecimento”, completou.

Casa cheia

Espectadores dos três municípios e várias autoridades da região acompanharam a última etapa do campeonato. O prefeito de Vargeão, Amarildo Paglia, e o vice-prefeito, Abílio Guvert, estiveram presentes, além do vice-prefeito de Ponte Serrada, Gilson Damaceno. Vereadores dos municípios também participaram do evento.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Laço Guri

1º GUILHERME FALCHETTI

2º GABRIEL ZANQUETTI

Laço Prenda

1ª DAIANE TOBIAS

2ª BRUNA LUIZA PAGLIA

Laço Veterano

1º FELICIANO CHAVES

2º JUCA SAAD

Força B

1º CARLOS MICHELON