Prefeito não descarta entrar na Justiça para solucionar problema de água em bairro de Vargeão

O prefeito de Vargeão, Amarildo Paglia, foi convidado pela Câmara de Vereadores e participou da sessão desta segunda-feira, dia 8, para falar sobre a polêmica instalação de água no Bairro Horizonte. Segundo informações da assessoria de imprensa do Legislativo, a falta de estrutura para levar água até o local tem criado desconversas entre a sociedade e principalmente as pessoas que foram contempladas com as casas no bairro.

O prefeito explicou que desde 2012 há um projeto aprovado com todos os trâmites legais, inclusive da Casan, dando sustentabilidade que a água seria instalada nas casas. “Antes de pensarmos em construir as casas, nós deixamos todos os projetos aprovados, de luz, calçamento, toda a estrutura. Isso a lei nos obriga a fazer e a Casan nos garantiu que a água também seria possível instalar. Por isso construímos essas casas”, garantiu Amarildo.

Ele disse que o problema tem prejudicado o poder público e principalmente as pessoas que foram contempladas com as moradias, mas ainda não conseguiram fazer a mudança. O prefeito explicou que a rede de água da cidade é de canos pequenos, e a Casan não trabalha mais com essas medidas. “Se levarmos água da cidade até o bairro, provavelmente na estiagem faltaria água para a cidade”, afirmou.

Já foram perfurados dois poços, um na Linha Pedrom, de 210 metros, e mais um de 210 metros, em uma propriedade particular. “Procuramos fazer uma licitação com recurso público. Perfuramos mais poços semana passada na Linha Pedrom, 250 metros que não chega a mil litros de evasão de água. Outro demarcado pelo geólogo atrás do museu, de 252 metros de profundidade, que deu em uma laje”, lamentou.

Amarildo disse ter entrado em contato com o diretor da Casan de Chapecó e o governo do estado para uma providência imediata. Segundo ele, caso não dê certo essa nova tentativa, será obrigado a entrar na Justiça para buscar solução ao problema. Depois do contato, o acerto é para que ainda nesta semana os responsáveis pela Casan de Chapecó estejam em Vargeão avaliando o caso.

O Bairro Horizonte teve 34 moradias construídas. Mais 24 estão com o projeto pronto. “Temos que entregar essas casas, mas vamos resolver provisoriamente esse problema. Queríamos ter resolvido muito antes para que o cidadão não pague aluguel”, completou o prefeito.

ASCOM Câmara Municipal/Portal Oeste Mais