DCIM102MEDIADJI_0191.JPG

Janeiro com muitas atividades marca início de mais um ano de trabalho em Vargeão

As atividades no mês de janeiro não pararam em Vargeão mesmo com grande parte dos colaboradores em férias.

Diversas ações estão sendo executadas pelo Governo Municipal ao qual destacaremos neste breve informativo.

Dentre as principais atividades, está a construção das 15 unidades habitacionais do Programa SC Mais Moradia do Governo do Estado, no valor licitado de R$ 1.197.000,00 (um milhão, cento e noventa e sete mil reais). As casas estão sendo construídas no Loteamento Horizonte I que também está recebendo as obras de pavimentação poliédrica (calçamento) da Rua B, com toda infraestrutura necessária de água e luz, com valores licitados de R$ 339.032,86 (trezentos e trinta e nove mil, trinta e dois reais e oitenta e seis centavos) e também a drenagem pluvial, pavimentação poliédrica (calçamento) sobre base de pedra britada, instalação de meio fio e sinalização vertical nas ruas A, D, E, F, trecho do rua Ipê e trecho da rua Primavera, com valores licitados de R$ 452.873,23 (quatrocentos e cinquenta e dois mil, oitocentos e setenta e três reais e vinte e três centavos).

Mais um investimento do Governo Municipal é a execução de obra pública do projeto de drenagem pluvial, pavimentação poliédrica (calçamento) sobre base de pedra britada, instalação de meio fio e sinalização vertical na Rua Encanto da Cascata no Bairro Zanuzzo, essa obra por sua vez esta licitada ao valor de R$ R$ 372.793,49 (trezentos e setenta e dois mil, setecentos e noventa e três reais e quarenta e nove centavos).

No setor de educação os investimentos também não param. Na Escola Municipal Fortunato Danielli as obras de ampliação da unidade seguem a todo vapor. Além de novas salas de aula, já construídas, a escola recebe agora um pátio coberto para atividades de lazer dos alunos, área de circulação com cobertura entre a escola e a quadra coberta e mais a cobertura da entrada dos alunos, desde o estacionamento dos ônibus escolares até a entrada da Unidade de Ensino. Para estes investimentos, os valores investidos são de R$ 1.326.463,63 (um milhão, trezentos e vinte e seis mil, quatrocentos e sessenta e três reais e sessenta e três centavos).

Ainda no setor da educação os primeiros passos para retomadas as aulas em 2023 foi com a organização dos setores administrativos de cada escola, começando pela nomeação dos novos diretores de todas as unidades escolares. Diferentemente dos anos anteriores, para a nova gestão de diretores, a Secretaria de Educação organizou um processo seletivo, onde os candidatos precisaram passar por diversas etapas e por fim, serem cotados pela comunidade escolar. Assim sendo, os novo diretores eleitos e empossados foram:
Adriana Joelma Destri  –  Escola Municipal Fortunato Danielli;
Ana Paula Berté – Centro de Educação Infantil Alencar;
Francieli Piovezani – Creche Municipal Criança Sapeca;
Sidiane Dallelaste – Escola Municipal Irineu Bornhausen.

No setor de Saúde, foi dado início as obras de construção do Centro de Imagenologia, no térreo do novo prédio da Associação Hospitalar de Vargeão. A obra licitada ao valor de R$ 760.000,00 (setecentos e sessenta mil reais), vai unificar a prestação de serviços como Raio X com imagem digital, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e deverá receber uma sala preparada para instalação de aparelhos para exames de mamografia, o quais serão adquiridos pelo município futuramente.

Na área da Assistência Social além do atendimento rotineiro, acompanhamento das famílias em situações adversas e auxilio na busca por benefícios eventuais em virtude de condição de vida e renda, está ocorrendo ainda o investimento de reforma no antigo prédio da Delegacia de Polícia do Município, prédio que após reformado, deverá receber as instalações fixas do Conselho Tutelar de Vargeão. Para recuperação e ampliação do prédio, o Governo Municipal estima um investimento de mais de R$ 180 mil.

Pensando em um futuro próximo de demandas por empregos e mão de obra qualificada para Vargeão, o Governo Municipal está buscando conhecer as principais dificuldades encontradas por empresários locais na hora da contratação. Preocupados, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Administração, ACIVA e SEBRAE, o Governo Municipal está buscando a contratação de mais cursos profissionalizantes assim como os realizados em 2022, nas áreas de Manutenção Industrial e Assistente Administrativo. Em breve os novos cursos serão licitados e informados à comunidade interessada.

Dia de Campo reúne dezenas de pessoas em propriedade rural

No setor da agricultura, um evento reunindo centenas de produtores rurais e autoridades foi realizado na comunidade de Linha Marini, na propriedade da Sra. Rosangela Paglia, com intuito de apresentar aos produtores de leite os primeiros resultados de um novo conceito de sustentabilidade, através do programa de nutrição animal e melhoramento de pastagens (agro pastagem). Estes projetos foram implantados pelo Governo Municipal de Vargeão que em 2022 abriu inscrições para os produtores interessados. Para o desenvolvimento do programa em Vargeão, o Governo Municipal investiu o valor de R$ 120 mil reais.