Governo Municipal inicia cadastramento de animais (cães e gatos) para castração gratuita

O Governo Municipal de Vargeão iniciou nesta semana o cadastramento de tutores de animais que desejam realizar a castração de cães e gatos, fêmeas e machos, de forma gratuita. O serviço será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e o cadastramento é realizado pela equipe da Vigilância Sanitária Municipal.

Alguns requisitos são necessários para poder atender a demanda, como por exemplo, a prioridade de atendimento a tutores que estejam inseridos no “CadÚnico” do Governo Federal através das políticas de Assistência Social. Após o cadastramento das famílias de baixa renda interessadas a aderirem ao Programa, e restando vagas, os munícipes cuja renda não permita a inclusão no CadÚnico, também poderão participar do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, devendo realizar sua inscrição junto a Vigilância Sanitária Municipal, no Município.

Requisitos / Documentos necessários

Identificação do usuário/tutor: Nome completo, endereço, número do RG e CPF.

Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Auxílio Brasil;

Informações sobre os animais, (espécie e sexo): O tutor poderá cadastrar quantos animais tiver sobre sua tutoria, mas um ato regulatório ainda deverá ser emitido pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, onde vai estipular quantos animais serão castrados por tutor/propriedade.

Na etapa de documentação comprobatória, no dia do atendimento: apresentação de RG ou outro documento de identificação com foto e número de CPF, documento do NIS ou cartão Auxílio Brasil ativos e comprovante de residência com endereço em Vargeão.

Para mais informações, os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde de Vargeão e falar com a equipe de profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária, ou ligar para os contatos: (49) 3050-5520 ou fone/whats (49) 9 9905-0341.

CadÚnico

Você dever ter percebido que para realizar o cadastramento para o projeto de castração gratuita de gatos e cães, você precisa estar cadastrado no Cadúnico né!

Mas o que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos Municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem deve e pode estar inscrito no Cadastro Único?

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:
1- Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
2- Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ?familiar, ou seja, na soma dos salários de todos os membros familiares.

Onde fazer o Cadastro Único?

Junto ao CRAS do município do Vargeão com a Psicóloga Patrícia Wilsen

Que documentos preciso levar?

Documento de identidade;
CPF;
Título de eleitor;
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de trabalho;
Folha de pagamento;
Comprovante de residência;
Fatura de energia elétrica;
Documento de todos as pessoas da unidade familiar.