Escolas Municipais recebem o Selo de “Escola que Ama a sua Mente”

No dia 10 de outubro de 2022, a Secretaria de Educação, através unidades escolares Creche Municipal Criança Sapeca, Centro de Educação Infantil Alencar, Escola Municipal Irineu Bornhausen e Escola Municipal Fortunato Danieli, receberam nas dependências da USP- Universidade de São Paulo, o reconhecimento com o Selo, “Escola que Ama a sua Mente”.

O selo é uma iniciativa do Instituto Ame sua Mente, ABCD e UNAME, com o apoio da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo e o Instituto Nacional de Psiquiatria e Desenvolvimento para Infância e Adolescência.

O Selo Escola Que Ama sua Mente, tem como objetivo reconhecer e apoiar as escolas da rede pública de ensino que se comprometem com seu papel de impulsionar uma cultura de promoção, prevenção e manejo da saúde mental na rotina escolar, apoiando o desenvolvimento das escolas participantes, bem como, reconhecendo e dando visibilidade para as melhores práticas em saúde mental do Brasil.

De acordo com a Secretária de Educação Carmen Raymundi, o Selo irá auxiliar todos os educadores, “ é uma rede de cuidado, de jornadas, de formações e trocas de experiências, que, nos ajudam a compreender as questões de saúde mental e que nos apoiam auxiliando para que as crianças e jovens aprendam a cuidar de si mesmos, conscientizando sobre os transtornos, educando para quebrar o estigma, multiplicando para envolver cada vez mais as pessoas, cuidando de cada um para promover a saúde mental de todos”, pontuou a Secretária.

Ainda de acordo com a Secretária e a Psicóloga Escolar Pricila Tobias que também participou do evento, esse Selo, certamente, fortalece ainda mais o sentido de buscar parcerias e criar estratégias de cuidados, “ ele é mais do que um atestado da obtenção de qualquer tipo de resultado, ele deve ser entendido como um processo que nos aponta caminhos, diante de dados alarmantes sobre a saúde mental nas escolas públicas do Brasil e que todos nós, escola, educadores e famílias somos responsáveis por promover e prevenir saúde mental no âmbito escolar, familiar e comunitário”, afirmou Pricila.

Ao total, foram 52 escolas inscritas, 50 selos solicitados em 22 cidades de 10 estados nas 5 Regiões brasileiras. Vargeão foi a única cidade de Santa Catarina a aderir o selo.