Associação Hospitalar de Vargeão recebe equipamentos para leitura de Raio X digital

O uso da tecnologia incorporada à medicina é uma prática cada vez mais comum no mundo. Dentre as inúmeras práticas inovadoras, uma delas foi implantada em Vargeão que é a emissão de Raio X digital.

Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.

Embora seja indiscutível a sua contribuição, a radiologia convencional impõe limitações ao diagnóstico, sobretudo de tempo, pois após a realização do exame, o filme utilizado precisava ser revelado para só então chegar às mãos do especialista que emitia o laudo. Em alguns casos, alguns minutos fazem toda a diferença, especialmente em situações de urgência.

Já na radiologia digital, entram em cena equipamentos mais sofisticados, que fazem a captura das imagens de forma direta ou indireta e são encaminhadas diretamente para o computador do técnico ou diretamente para o médico solicitante.

Cada vez mais popular em instituições de saúde, a radiografia digital traz inúmeros benefícios para a gestão hospitalar, como por exemplo, a agilidade no atendimento, a melhoria na qualidade dos exames, assim como a redução de custos gerenciais.

Foi pensando nesta praticidade e com o intuito de cada vez mais prestar serviços de melhor qualidade e pontualidade aos munícipes de Vargeão, que a Secretaria Municipal de Saúde investiu na aquisição dos equipamentos com recursos oriundos do Ministério da Saúde para ações de combate ao Coronavírus, no aporte de R$ 96.900,00. Após a aquisição, os equipamentos foram instalados junto a Associação Hospitalar de Vargeão onde o aparelho de Raio X está em funcionamento.